De pandemia em pandemia: “Uma pandemia de psicologia-pop”…
25 de maio de 2020Aganbem e a pandemia
1 de junho de 2020Pesquisa da Fiocruz, UFMG e Unicamp, ConVid – Pesquisa de Comportamento (coordenação profa. Deborah Carvalho Malta/Escola de Enfermagem-UFMG, com Celia Landmann/Fiocruz e Marilisa Barros/Unicamp) mostrou mudanças no comportamento dos brasileiros nas primeiras semanas do isolamento social. Mesmo sendo o hábito de fumar fator de risco para a contaminação pessoal e de agravamento dos quadros de COVID19, o consumo de cigarros cresceu no atual período. Também o consumo de álcool e de doces é relatado como sofrendo aumento. Por certo que a causa mediata dessas alterações comportamentais diz respeito a fatores e mecanismos psíquicos de cada um de nós disparados nesse contexto de expectativas e inseguranças.
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo:
- O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão.
- O consumo do tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras enfermidades pulmonares.
- Além disso, a exposição ao tabagismo passivo (ou seja, a exposição involuntária à fumaça do tabaco), em curto período, pode acarretar reações alérgicas — rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma. Em adultos expostos por longos períodos, o tabagismo passivo pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica).
- Em crianças, a exposição passiva aumenta o número de infecções respiratórias. Bebês expostos ainda no útero às toxinas da fumaça do tabaco — por meio do tabagismo materno ou da exposição materna ao fumo passivo — frequentemente experimentam redução do crescimento e da função pulmonar.
Como não poderia deixar de ser, o tema do Dia Mundial sem Tabaco 2020 é “tabagismo e Coronavírus (COVID-19)” e propõe sensibilizar a comunidade sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco e propor uma grande discussão sobre o problema do tabagismo e do COVID-19 focando sobre: malefícios do consumo do tabaco à saúde de fumantes e não fumantes, tabagismo passivo, prejuízos ao meio ambiente e benefícios da cessação do tabagismo.
Fontes:
- https://amorexigente.org.br/abead-associacao-brasileira-de-estudos-do-alcool-e-outras-drogas-2/
- https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/pesquisa-de-comportamento-da-ufmg-mostra-o-que-mudou-nos-habitos-dos-brasileiros-durante-a-pandemia
- https://www.inca.gov.br/publicacoes/notas-tecnicas/nota-tecnica-dia-mundial-sem-tabaco-2020-tabagismo-e-coronavirus-covid-19
- https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco/2019/tabaco-e-saude-pulmonar
- https://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=166:dia-mundial-sem-tabaco-a-interferencia-da-industria-do-tabaco&Itemid=183&lang=pt
- OMS-OPAS-INCA – Dia Mundial sem Tabaco 2020: https://www.youtube.com/watch?v=qfejOBxRVWY