O valor da vida (Uma entrevista rara de Freud)
15 de abril de 2019O inconsciente é estruturado como uma linguagem
4 de junho de 2019A professora Maria José Siqueira, psicóloga, educadora e especialista em Saúde Pública, participou, no dia 15 de maio, da XI Conferência Regional para Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (realizada em Mariápolis, Vargem Grande Paulista, São Paulo), que é uma das importantes etapas até a Conferência Nacional para Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (ver CONANDA).
Estiveram representados, por meio dos adolescentes e crianças eleitos delegados à Conferência Regional pelos direitos da Infância e Adolescência – 2019, oito municípios: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapevi, Osasco, Taboão Paulista, Vargem Grande Paulista.
Maria José objetivou em sua fala despertar jovens e crianças para a importância da participação social, chamando-lhes a atenção para: a o valor da convivência com o diferente; o respeito às opiniões diferentes das suas; a luta pelos direitos da criança e do adolescente; o preparo para a participação social (conhecimento para fundamentar suas ideias, comunicar-se com clareza e equilíbrio); e o preparo dos participantes para a segunda etapa do processo.
Dentre outras autoridades, estiveram presentes ao evento o Prefeito de Vargem Grande Paulista, o Secretário de Ação Social de Osasco, Conselheiros Tutelares das cidades participantes, o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar e o Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Vargem Grande Paulista, e a Promotoria pública.
Maria José declarou: “A participação e o engajamento das crianças e dos adolescentes me surpreendeu! Manifestaram estar conscientes dos problemas e apontaram saídas. As escolas deveriam se organizar e refletir com as crianças e os jovens alguns dos temas trazido pelos delegados, como a mobilidade urbana, a qualidade da educação e da saúde, a participação social, o papel social dos jovens, a transparência em todos os setores públicos, a maior participação do Grêmio Estudantil, a discussão do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O que presenciei foi uma vivência de cidadania! Parabéns aos coordenadores do evento, especialmente à Presidente do Fórum da Criança e do Adolescente, Ivanete Aparecida.”
Veja também:
· SIQUEIRA, Maria José. Princípios de uma abordagem resinificada da valorização da vida: https://tempoanalise.com.br/principios-de-uma-abordagem-ressignificada-da-valorizacao-da-vida/
· SIQUEIRA, Maria José. Educadores podem promover e proteger a qualidade de vida e a vida? – https://tempoanalise.com.br/educadores-podem-promover-e-proteger-a-qualidade-de-vida-e-a-vida/
· SIQUEIRA, Maria José. Prevenção ao uso de drogas: https://www.youtube.com/watch?v=2CIcL-JJTKw
SIQUEIRA, Maria José. De qual droga estamos falando? Conversando com o Prof. Nery: https://www.youtube.com/watch?v=Qwb57r9wZV4
1 Comment
Lutar por uma vida digna faz mais sentido agora do que em qualquer outro momento…. A prof Maria José Siqueira palestrou sobre a importância da participação social, chamando a atenção dos jovens e adolescentes para: o valor da convivência com o diferente; o respeito às opiniões diferentes das suas; e a luta pelos direitos da criança e do adolescentes.
#BoaLeitura