Discussão com apresentação do filme: Manchester à Beira Mar
19 de junho de 2018Escultura em homenagem a Sigmund Freud foi inaugurada na Universidade Médica de Viena
2 de julho de 2018Na noite de 22 de junho, no Instituto Sedes Sapientiae (Rua Ministro Godói, 1484, Perdizes, São Paulo) os autores das obras fizeram uma apresentação-debate de sua contribuição para uma plateia interessada e participativa.
Os livros tem distribuição gratuita.
No trabalho Psicanálise e Violência Social nas palavras da organizadora Maria Cristina Ocariz o trabalho realizado durante o período de 2012 a 2017 no Projeto “Clínica do Testemunho – Centro de Estudos em Reparação Psíquica”. Durante esses anos, a construção de um espaço político-institucional para viabilizar a proposta de “reparação psíquica” aos afetados pela violência de Estado durante a ditadura civil-militar (1964-1985), encontrou força e apoio governamentais para sedimentar a iniciativa do Estado de se responsabilizar pelas graves violações dos Direitos Humanos, perpetradas por seus agentes, durante a historia recente do Brasil.
Já no livro Violência e Sociedade temos a parceria entre a Clínica do Testemunho – Centro de Estudos em Reparação Psíquica e o Instituto AMMA Psiquê e Negritude que aborda em seu conteúdo a questão do racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro.
O debate resultou na aproximação entre a teoria e pratica deste fenômeno que cerceia a sociedade brasileira. Demanda em ascensão não apenas na sociedade, mas vem ocupando um espaço significativo nos consultórios de psicólogos e psicanalistas. Por este motivo, faz se necessário o surgimento de parcerias que visem à escuta social e democrática como objeto de desejo dos cidadãos.
Ulisses Caballi Filho esteve presente ao evento.
(Maria Cristina Ocariz & Ulisses Caballi Filho) – Foto Eron Pinheiro.
1 Comment
sou psicóloga, presidente da associação de etnias na Paraíba e gostaria de obter esses livros… favor se comunicarem comigo no e-mail