ESCUTA PSICOSSOCIAL

Escutar é a função orgânica e sensorial dos seres humanos vivos. Nos dicionários encontramos algumas definições: é o ato de escutar, ou seja, ficar a espreita para ouvir algo, dar a atenção a, estar consciente do que está ouvindo, etc. Também, nos dicionários encontramos os seguintes significados para o termo Psicossocial, aquilo que concerne simultaneamente à psicologia individual e à vida social. Que compreende os trabalhos realizados de maneira simultânea na psicologia social e psicologia clínica. Que analisa a correspondência entre as relações sociais no âmbito da psicologia. A Escuta Psicossocial é a habilidade que pode ser treinada, aperfeiçoada e compartilhada entre os pares.

A escuta é ferramenta mais precisa da Psicologia e da Psicanálise, responsável pela compreensão do sujeito em busca de si em qualquer esfera biopsicossocial.

Nos dias de hoje, a prática da escuta não está sendo tão utilizada, vem perdendo espaço para falatórios, sem reflexões.

Como dito anteriormente à escuta é estar atento para receber uma mensagem, sendo da ordem da Consciência ou ate mesmo do Inconsciente. Diversas atividades pessoais e profissionais derivam de uma boa e clara comunicação, além da escuta qualificada. Todos, cada vez mais, dependem dela, pois é à base de qualquer relação interpessoal. Sendo prioritária para o publico que atua no Terceiro Setor, Empresários, Executivos, Profissionais de Marketing, Profissionais liberais, etc.

O que vamos estudar

  • - Elementos básicos da escuta Psicossocial
  • - Ouvir x Escutar
  • - Características e habilidades pessoais para ser um bom ouvinte
  • - Aspectos da técnica psicológica
  • - Ambiente social
  • - O que fazer com aquilo que escutar.

Público Alvo

    Profissionais para quem o uso da fala é ferramenta indispensável de trabalho:

  • - Advogados
  • - Políticos
  • - Professores
  • - Comunicadores
  • - Jornalistas
  • - Publicitários
  • - Vendedores
  • - Gestores
  • - Negociadores profissionais
  • - Empreendedores, empresários e executivos.

Estratégia Didática

Exposição de temas, debates, material didático, exercícios e bibliografia referenciada.

Modalidade e Formato

Curso Aberto | In Company | On-line
Formato: Curto: 4 horas (Um dia) / Longo: 8 horas (Dois dias)

Ganhos e Benefícios para o participante

Ao fim do treinamento o participante:
  • - Terá uma bibliografia fundamental e comentada para o assunto, a fim de se aprofundar autodidaticamente
  • - Aprimorado a escuta psicossocial e as bases técnicas para se desenvolver nessa área
  • - Aumentada sua capacidade e clareza no acolhimento institucional, além de ganhos para sua atuação pessoal e profissional
  • - Apreendido a escuta qualificada e o acolhimento no âmbito psicossocial
  • - Reconhecido e aceitas as diferenças na perspectiva dos pares em atuação
  • - Melhorado o momento terapêutico pela escuta qualificada.

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