Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa de clima se constitui em uma ferramenta para medição do nível de satisfação dos colaboradores de uma corporação em relação a cultura organizacional vigente e a realidade das ações vivenciadas em relação a identificação das pessoas com as crenças e valores defendidos pela empresa, a qualidade das interrelações pessoais, às políticas de gestão de pessoas, a comunicação empresarial, as formas e padrões de justiça dos processos de reconhecimento e valorização dos profissionais dentre outros fatores que influenciam os comportamentos dos trabalhadores e impactam positiva ou negativamente os resultados finais da empresa.

O que vamos estudar

O processo relativo à pesquisa de clima é composto pelas seguintes etapas:
  • - Entrevista inicial para o entendimento do problema
  • - Definições sobre o anonimato e a confidencialidade dos dados
  • - Seleção dos eixos de pesquisa
  • - Elaboração das perguntas e critérios de resposta (respostas abetas ou fechadas)
  • - Avaliação e aprovação do conjunto de perguntas (questionário)
  • - Teste prático de aplicação do questionário, avaliação e validação
  • - Treinamento da liderança e comunicação a todos os colaboradores
  • - Aplicação do questionário ao grupo selecionado de colaboradores
  • - Compilação dos dados e apresentação do relatório inicial de resultados
  • - Avaliação e ajustes do relatório
  • - Relatório final com resultados
  • - Feedback a liderança e aos colaboradores
  • - Plano de ação de melhorias (etapa opcional e realizada separadamente)

Público Alvo

  • - Alta gestão (acionistas e diretores)
  • - Média gerência (gerentes, coordenadores, supervisores, líderes e encarregados)
  • - Colaboradores em geral

Estratégia Didática

  • - Entrevistas e visitas para o diagnóstico inicial
  • - Comunicação, explicação e treinamento da liderança
  • - Comunicação e explicação para o grupo de colaboradores
  • - Alinhamento dos objetivos pessoais com os organizacionais
  • - Aplicação da pesquisa em local reservado e que garanta o anonimato
  • - Feedback para a liderança e colaboradores

Modalidade e Formato

Curso Aberto | In Company | On-line
Formato: Curto: 65h (mínima)

Ganhos e Benefícios para o participante

Ao fim do treinamento o participante:
  • - Identificação do nível de satisfação dos colaboradores
  • - Identificação dos problemas que afetam negativamente a motivação
  • - Aumento do engajamento
  • - Retenção de talentos
  • - Alinhamento das expectativas pessoais comas da organização

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