Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa de clima se constitui em uma ferramenta para medição do nível de satisfação dos colaboradores de uma corporação em relação a cultura organizacional vigente e a realidade das ações vivenciadas em relação a identificação das pessoas com as crenças e valores defendidos pela empresa, a qualidade das interrelações pessoais, às políticas de gestão de pessoas, a comunicação empresarial, as formas e padrões de justiça dos processos de reconhecimento e valorização dos profissionais dentre outros fatores que influenciam os comportamentos dos trabalhadores e impactam positiva ou negativamente os resultados finais da empresa.
O que vamos estudar
- - Entrevista inicial para o entendimento do problema
- - Definições sobre o anonimato e a confidencialidade dos dados
- - Seleção dos eixos de pesquisa
- - Elaboração das perguntas e critérios de resposta (respostas abetas ou fechadas)
- - Avaliação e aprovação do conjunto de perguntas (questionário)
- - Teste prático de aplicação do questionário, avaliação e validação
- - Treinamento da liderança e comunicação a todos os colaboradores
- - Aplicação do questionário ao grupo selecionado de colaboradores
- - Compilação dos dados e apresentação do relatório inicial de resultados
- - Avaliação e ajustes do relatório
- - Relatório final com resultados
- - Feedback a liderança e aos colaboradores
- - Plano de ação de melhorias (etapa opcional e realizada separadamente)
Público Alvo
- - Alta gestão (acionistas e diretores)
- - Média gerência (gerentes, coordenadores, supervisores, líderes e encarregados)
- - Colaboradores em geral
Estratégia Didática
- - Entrevistas e visitas para o diagnóstico inicial
- - Comunicação, explicação e treinamento da liderança
- - Comunicação e explicação para o grupo de colaboradores
- - Alinhamento dos objetivos pessoais com os organizacionais
- - Aplicação da pesquisa em local reservado e que garanta o anonimato
- - Feedback para a liderança e colaboradores
Modalidade e Formato
Ganhos e Benefícios para o participante
- - Identificação do nível de satisfação dos colaboradores
- - Identificação dos problemas que afetam negativamente a motivação
- - Aumento do engajamento
- - Retenção de talentos
- - Alinhamento das expectativas pessoais comas da organização