INTRODUÇÃO À LIDERANÇA

A liderança é um fenômeno e processo natural entre seres humanos desde que surgimos no planeta. Mesmo entre animais se observam nitidamente comportamentos de liderança.

Discutir o processo líder-liderança-liderado é um exercício que tem provocado estudiosos ao longo de todo o tempo. Religiosos, filósofos, psicólogos e psicanalistas, administradores, sociólogos, antropólogos, economistas e outros têm se dedicado ao desafio.

No território empresarial esse tema está permanentemente em pauta, porque associado a resultados.

Nestes tempos atuais da pós-modernidade, com suas peculiares características, mais do que nunca o processo da liderança é um tema provocativo porque implica em novas atitudes, novos paradigmas e novos comportamentos tanto de líderes quanto de liderados. A liderança tornou-se complexa e dinâmica e quase desprovida de formatos ou esquemas rígido. O debate encontra-se em aberto.

É um pouco de tudo isso que esse treinamento pretende abordar. Muito mais uma provocação à reflexão, sem receitas ou fórmulas prontas e mágicas, será um momento para que se abra o debate e não para que se feche a questão.

O que vamos estudar


Conceitos e Princípios de Liderança
- Liderança e Gestão de Pessoas
- Estilos de Liderança (traços de personalidade, estilo, situações)
- Poder X Autoridade
- Habilidades de Liderança & Liderança de equipes
- O Líder como facilitador de resultados
- Comunicação assertiva e administração de conflitos
- Indicadores e avaliação de desempenho: instrumento de desenvolvimento organizacional
- Sobreviver, crescer e perpetuar

Empresarialidade
- Equilíbrio organizacional: processos X negócio, interno X externo
- Dimensões dos resultados: (i) cliente; (ii) empresa, (iii) colaborador, (iv) investidor
- Resultados financeiros e de imagem
- Clareza estratégica: o teste para a empresa
- Plano estratégico: tecnologias, produtos-preços-prazos, clientes
- Definindo os reais interesses: foco [foco no cliente]
- Resultados duradouros: empresas feitas para sobreviver, crescer e perpetuar
- O uso inteligente do poder

Características do Líder
- quem é líder: valores
- o que sabe o líder: conhecimentos, habilidades
- o que faz o líder: competências, estilo
- autoavaliação dos atributos e avaliação da efetividade da liderança (Leadership Effectiveness Survey)
- Processo de sedução e vinculação
--A persuasão: capacidade e psicologia do persuadir
--A retórica e a oratória
--A fala do corpo (a Quinésica) - Considerações importantes quanto à linguagem corporal
- Personalidades e modelos sedutores
- Carisma e empatia
- Manipulação, submissão e autoconfiança.

Resultados para o Capital Humano e para a Empresa
- Essência do capital humano: capacidades individuais X comprometimento
- Gestão das capacidades individuais: buy, build, benchmark, borrow, bounce, bind
- Comprometimento & crescimento
-- (medindo) produtividade, clima organizacional, retenção de talentos
-- (construindo) trabalho, crescimento, impacto, pertencimento e recompensa

Capacidades organizacionais
- integrar [as peças] na geração de valor
- adicionar valor sustentável e único
- orquestrar trabalhadores com identidade

Papéis do Líder
- inspirar e comover
- alinhar as capacidades
- desenvolver a organização e os talentos
- vigiar os resultados: os principais indicadores 0

Resultados para Clientes e Investidores
- visão de negócio
- Firm Equity: o resultado da força da marca e da cultura organizacional
- liderando a estratégia de crescimento: cultura, talentos, antecipação e organização
- gerenciando conexões com clientes e investidores
- estágios de maturidade dos Líderes na gestão de clientes
- consolidando uma equipe com foco no valor
- gestão integrada do desempenho
- respeito ao orçamento e a compromissos assumidos
- líder que desenvolve líderes

O vínculo entre liderança e resultado
- O ciclo virtuoso atributos-resultados
- alinhar as capacidades

Publico Alvo

Profissionais para quem o uso da fala é ferramenta indispensável de trabalho:
  • - Gestores, gerentes, Gerentes de RH, Gerentes de Capital,
  • - Supervisores de vendas, Vendedores,
  • - Supervisores de compras, Compradores,
  • - Negociadores profissionais,
  • - Empreendedores, empresários e executivos.

Estratégia Didática

Exposição de temas, debates, material didático, exercícios, bibliografia.
- O curso se dará por discussões orientadas no percurso de leituras dirigidas.
- As leituras dirigidas seguirão três artigos publicados pelo ministrante, mediante o que os temas do Conteúdo Programático serão automaticamente desenvolvidos.
- O participante receberá o material antes do curso e terá o compromisso de lê-los anteriormente à apresentação.

Modalidade e Formato

Curso Aberto | In Company
Formato: Curto: 8 horas | Longo: 16 horas (dois dias)

Ganhos e Benefícios para o participante

Ao fim do treinamento o participante:
  • - Terá uma bibliografia fundamental e comentada para o assunto, a fim de se aprofundar autodidaticamente,
  • - Poderá iniciar um processo de aplicação do aprendido e refletido em suas relações pessoais e profissionais com ganhos para si e para o desempenho de sua empresa.

Consulte-nos

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PRÓXIMAS TURMAS

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