CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO TERAPÊUTICO
A arte de contar Histórias é milenar.. Quem nunca disse ou ouviu as seguintes frases: Era uma vez ou viveram felizes para sempre?... Imaginamos que muitos fizeram isto, desde o princípio da humanidade e continuarão a fazê-lo.
O Mundo tem como registro que a primeira impressão foi a do livro A Bíblia, ocorrida em meados do século XV, possibilitada pela revolucionara invenção do alemão Johannes Gutenberg. A partir de então, a reprodução de histórias se intensificou maciçamente, atingindo nos dias atuais a disseminação virtual.
O que é contar uma história? É uma maneira de entreter a alguém e a si mesmo.Muitos profissionais a utilizam como carta na manga, em reuniões, debates, outras situações empresarias e rotineiras. Também podemos encontrá-la como um recurso terapêutico, na clínica, em instituições de saúde, sociais e na educação.
Nosso objetivo no curso é oferecer ao participante uma oportunidade de compartilhamento, em que a contação de história, da ordem Simbólica, Imaginaria ou Real, seja um disparador para o participante se capacitar, envolver e desenvolver, e planejar sua prática de criação em tal arte, a fim de proporcionar recursos terapêuticos a diversos públicos e faixas etárias, ocasionando maior interação e estímulos entre as pessoas.
O que vamos estudar
- - A arte de contar histórias
- - A história da contação de histórias
- - Como contar histórias
- - A Contação de histórias como recurso terapêutico
Publico Alvo
- - Educadores Sociais,
- - Terapeutas,
- - Psicanalistas,
- - Psicólogos,
- - Professores,
- - Líderes empresariais.
- - Contadores de Histórias,
- - Pedagogos.
Estratégia Didática
Modalidade e Formato
Ganhos e Benefícios para o participante
- - Contar Histórias;
- - Seleção de histórias conforme demanda terapêutica e público;
- - Análise de conteúdos;
- - Aprimorar escuta e intervenção terapêutica com a utilização de histórias.
Ministrante (S)
- - Coordenação Geral: Ulisses Caballi Filho Psicanalista (CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos). Psicólogo (FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas).
- - Equipe de professores especialistas.