HumorPsi – Los que no estudian la historia están condenados a repetirla
20 de janeiro de 2020Catarina de Siena e o conhecimento de si
17 de fevereiro de 2020O Pensamento Judaico e as Palestras da Psicanálise
Editor: Harvey Schwartz
Explorações instigantes da relação entre psicanálise e judaísmo, que investigam temas como tradição, perdão, histeria, corpo, comunicação inconsciente, experiência religiosa, trauma, antissemitismo e vitimização. Baseado na série de palestras “Pensamento Judaico e Psicanálise”, de enorme sucesso, o livro contém contribuições de Eli Zaretsky, Stephen Frosh, Sander L. Gilman, Marsha Aileen Hewitt, Eran Rolnik, Ruth Calderon e Harvey Schwartz.
“A relação de Freud com seu judaísmo – em virtude de sua auto-descrição como um “judeu fanático” – foi enquadrada por duas de suas convicções. Ele estava centrado tanto por sua afiliação cultural apaixonada quanto por seu ateísmo. Dentro desses guias internos, havia uma vida judaica em camadas de tensões, prazeres e identificações. Sua criação – a psicanálise – trabalhou para honrar suas influências judaicas. Estudos recentes dessas idéias contribuíram para o interesse atual em ouvir com mais atenção os significados individuais da vida religiosa dos analistas.
Esta série de palestras foi projetada para apresentar ao público as semelhanças e as diferenças entre as visões de mundo psicanalítica e judaica. Os colaboradores estão entre os líderes de pensamento de nossa geração que trabalham na interface dos estados mentais intrapsíquicos e religiosos. Aprendemos como cada um influenciou o outro e talvez como cada um foi enriquecido pelo outro.”
Ficha técnica:
ISBN 9781912691234
Formato: impressão e livro eletrônico
156 páginas
Data de publicação: Fevereiro 2020
Áreas Temáticas: Psicanálise, Teoria Psicanalítica
Editora: Phoenix Publishing House, Manila, Filipinas